Filme: Minhas mães e meu pai
Sinopse: As lésbicas Nic (Anette Benning) e Jules (Julianne Moore) têm um casamento estável, mas a relação é virada de cabeça para baixo quando seus filhos, Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson), resolvem trazer Paul (Mark Ruffalo), o pai, doador de esperma, de volta para suas vidas. As coisas, evidentemente, ficam cada vez mais complicada quando Jules se envolve-se com Paul.
Eis então que Laser, o filho, rodeado por mulheres, vai à busca do pai biológico para tentar identificar-se com alguma figura masculina. Com a entrada desse novo integrante, os problemas da família começam. Minhas mães e meu pai apresenta uma família aparentemente normal. Existe uma mãe trabalhadora que sustenta a família e tenta aproveitá-la enquanto ainda está unida, uma mãe liberal que passa pela crise de meia idade e um pai que percebe que sua vida passou e decide lutar contra o tempo. Laser segue tudo o que os amigos falam e fazem, embora depois encontre a sua verdade aprendendo com a vida. Joni, que está pronta para cursar a faculdade, é quieta e estudiosa, mas procura ao mesmo tempo a liberdade e o conforto familiar. Enfim, parece uma família problemática normal. Mas mesmo aparentando ser um enredo que já ouvimos diversas vezes, este filme consegue ser fresco e atual, trazendo à tona assuntos como a doação de esperma e a família gay. Mesmo que pareça uma história contada novamente, consegue-se ter um filme moderno, com ótimos diálogos e bem humorado.
Ficha técnica: título original: The Kids Are All Right (Minhas mães e meu pai) . Gênero: Comédia dramática. Duração: 106 min. Origem: EUA. Ano: 2010. Direção: Lisa Cholodenko. Elenco: Julianne Moore, Annette Bening, Mark Ruffalo, Mia Wasikowska, Josh Hutcherson.
Filme: O golpista do ano.
Steven Russel (Jim Carrey), um ex-oficial e pai de família, foge constantemente da prisão. Em uma das fugas conhece Phillip Morris (Ewan McGregor), colega de cela. Quando este é liberto, Russel tenta de todas maneiras encontrar Morris fora da prisão e passa por situações inusitadas, como tornar-se diretor financeiro de uma companhia.
O Golpista do Ano talvez seja a mais abusada comédia hollywoodiana em muito tempo. Uma história de amor gay, com cenas quase explícitas, protagonizada por grandes astros. Uma obra que ousa em constantes mudanças de gênero (comédia, drama, romance, filme de prisão) e nas intermináveis reviravoltas na trama.
É quase inacreditável ver que O Golpista do Ano é baseado em uma história real. O filme é a biografia de Steven Russell, garoto adotado que se torna um homem religioso, um marido e pai dedicado, um policial de respeito. Até que um dia ele quase perde a vida em um acidente de carro e decide sair do armário e mudar de vida.
Logo ele descobre que ser gay pode custar caro, literalmente. Ele torra todo seu dinheiro para bancar uma vida glamorosa para si e para seu namorado, personagem do nosso lindo Rodrigo Santoro, com um papel mais consistente e uma atuação mais convincente de suas outras experiências internacionais. Para manter o luxo, Russell vai para o outro lado da lei: vira um golpista. Mas ele logo é descoberto e preso. Na cadeia, se apaixona pelo delicado Phillip Morris. Quando ele foge da prisão e algum tempo depois, consegue liberta Phillip, para torná-lo seu namorado e viverem juntos.
Ficha técnica: título original: I Love You Phillip Morris (O golpista do ano). Gênero: Comédia dramática. Duração: 102 min. Origem: EUA. Ano: 2010. Direção: Glenn Ficarra e John Requa. Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Rodrigo Santoro, Leslie Mann.
Filme: Do começo ao fim.
Sinopse: Uma história de amor entre Francisco (João Gabriel Vasconcellos) e Thomás (Rafael Cardoso) e de sua família: Julieta (Julia Lemmertz)), Alexandre (Fabio Assunção) e Pedro (Jean-Pierre Noher)). Com uma narrativa particular o filme pretende contar a história de um amor incondicional como uma possibilidade, como um contraponto para um mundo cheio de violência, medo e intolerância.
Thomás, filho de Julieta e Alexandre, nasce com os olhos fechados e assim permace durante várias semanas. Um dia, sem mais nem menos, Thomás abre os olhos e olha direto para Francisco, seu irmão de 6 anos. Durante a infância, os irmãos são muito próximos, talvez próximos demais, segundo Pedro. julieta casada pela segunda vez com Alexandre, pai de Thomás. Pedro, seu primeiro marido e pai de Francisco mora na Argentina. Anos mais tarde, quando Francisco tem 27 anos e Thomás 21, Julieta morre repentinamente em um acidente de carro. Francisco e Thomas se tornaram amantes e vivem uma extraordinária história de amor.
Ficha técnica: título original: Do começo ao fim. Gênero: Drama. Duração: 90 min. Origem: Brasil. Ano: 2009. Direção: Aluizio Abranches. Elenco: Rafael Cardoso, João Gabriel Vasconcellos, Fábio Assunção, Júlia Lemmertz, Gabriel Kaufmann, Jean Pierre Noher, Mausi Martínez, Louise Cardoso, Lucas Cotrim.